Como o Grupo Serttel implantou uma gestão
de telefonia especializada, resultando
em 83% dos custos reduzidos e mais
de 30% de ajustes com auditorias
Sobre o Grupo Serttel
Desenvolver tecnologias inovadoras para a mobilidade, comodidade e segurança das pessoas nos ambientes urbanos. Essa tem sido a missão do Grupo Serttel nesses mais de 25 anos de existência.
Com mais de dois mil colaboradores e uma linha completa de soluções tecnológicas para gerenciamento de trânsito, segurança e mobilidade urbana, a Serttel se destaca como uma das mais importantes empresas do setor e atua em grandes centros do Brasil, além de uma sucursal atuando em Buenos Aires e Rosário, na Argentina.
Acesse o portfólio da Serttel aqui.
Os Desafios
Fomos contratados em meio a necessidades que a Serttel possuía com todas operadoras de telefonia, dentre elas, temos as mais importantes:
Redução de Custos Imediata e Contínua
Isso era um custo difícil de reduzir sem uma ajuda de especialistas e de uma boa gestão dos ativos. Além disso os colaboradores das operadoras não conseguiam enxergar e mostrar ao cliente o que realmente era utilizado, pois não era interesse deles diminuir a receita que recebiam.
Gestão dos Ativos, Recursos e Inventário
O controle sobre os recursos estava desatualizado e precisando de informações valiosas, assim como o inventário dos dispositivos que precisava de uma atenção especial para “organizar a casa” e definir os responsáveis de cada recurso, assim como ratear seus custos.
Contestação das Faturas Passadas Através de Auditoria
Existiam muitos valores incorretos que não eram percebidos na gestão interna, precisava ser realizado um fluxo específico com foco exclusivamente neste custos para reaver o que foi pago indevidamente e que não foi percebido pela Serttel.
Terceirização da Gestão
Precisavam de uma equipe especializada e capacitada para tratar todas as demandas de telefonia com as operadoras, para que sua equipe de TI ganhasse mais tempo e realizasse atividades mais prioritárias para a Serttel e deixar a área de Telefonia com a Deet, além de estruturar e definir todos os processos.
As Soluções
- Redução dos custos efetiva, com resultados visíveis em poucos meses e uma economia contínua dos valores junto com uma gestão ativa;
- Outsourcing da gestão de telefonia, ou seja, terceirização da operação, com a contratação da Deet com processos desenhados a quatro mãos, junto com suporte aos colaboradores com SLAs definidos;
- Auditoria detalhada e sem precedentes na empresa, avaliando todas as faturas da empresa em todas as operadoras;
- Identificação de linhas sem consumo e identificação da localização física com mapeamento dos gestores;
- Gestão financeira de telefonia com o rateio de todos os custos e direcionamento para pagamento, além do recebimento dos contatos de cobrança, facilitando o fluxo do financeiro;
- Logística para recebimento e envio de equipamentos, sejam celulares, tablets, modens ou chips, além de termos o estoque físico dos equipamentos para envio as demandas com maior agilidade;
- Relatórios gerenciais apoiando a diretoria a ver todas as informações necessárias sobre os recursos e ativos da empresa.
Digo, “Pode contratar o serviço sem receio”, para outras pessoas que estejam pensando em contratar os serviços da Deet.
Tivemos nossas expectativas atendidas e resultados na redução de custos, identificação de problemas e organização das contas de telefonia móvel.
Melhoria nos procedimentos rotineiros, é um ponto forte observado. Atenderam as expectativas da nossa diretoria.
Escolhemos a Deet porque apresentaram melhor conhecimento técnico para as necessidades da empresa.
Os Resultados
Agora a Serttel paga um valor proporcional a sua estrutura, comparada ao mercado está pagando com preço competitivo sobre os serviços de telefonia móvel, fixa e links com todas as operadoras que atua, além de termos uma auditoria contínua e uma gestão de telefonia especializada e experiente. Veja abaixo como encontramos a melhor solução em cada área.
Auditoria
A Serttel recebeu mais de 30% de ajustes sobre erros que encontramos nas operadoras dentre os anos e faturas contestadas.
Muitos contratos não eram auditados, mas agora analisamos mensalmente se existem novos erros.
Gestão
O negócio da Serttel é mobilidade, o da Deet é fazer a gestão dos ativos, suporte aos colaboradores, o relacionamento com as operadoras e tudo que for preciso em telefonia móvel e fixa.
Todos os colaboradores da Serttel tem acesso a uma Cartilha de orientação com todos os procedimentos e um formulário para preenchimento online, a qualquer momento que é direcionado a nossa equipe para tratarmos todas as demandas, além de terem a possibilidade de nos ligar e analisarmos as demandas na hora.
Redução de Custos
Tivemos boas negociações com as operadoras para chegar no máximo possível, assim obtivemos um resultado atual em que a Serttel paga muito abaixo do que antes destas ações em sua operação de linhas fixas, móveis e links de internet alcançando, expressivos, 83% de economia comparada a situação antes da parceria com a Deet.
Chegamos neste resultado com um trabalho contínuo, onde no primeiro ano de parceria alcançamos cerca de 67% de redução dos custos, principalmente na telefonia móvel. No segundo ano, tivemos o resultado de 50% na redução comparado ao primeiro ano do nosso trabalho, onde chegamos a marca de 83% de redução de custos em telefonia.
Imagine o cenário de exemplo: a empresa pagava aproximadamente R$ 80,00 em média por linha e agora está em R$ 20,00 com a metade de linhas.
A economia obtida é extremamente importante para o Grupo Serttel por permitir investimentos em áreas prioritárias, aumentar o lucro da empresa e principalmente prestar um serviço de melhor qualidade aos seus clientes e parceiros.